O Tema do VIII Encontro foi ”Mineira Ação: A Sustentabilidade do Eu na Alma Humana”.
No dia 14 de setembro de 2019 foi realizada a abertura do VIII Encontro Mineiro de Micael na Terra da Sobriedade, em Belo Horizonte. Cerca de oitenta pessoas passaram por este local, e participaram de atividades conduzidas pelos convidados Dione Malheiros, Giovanni Guimarães Vargas, Hélcio de Castro Padrão, Reinaldo Nascimento, Ronaldo Guilherme Vitelli Viana e Tereza Seabra de Miranda. durante dois dias intensos.
O impulso para este encontro nasceu a partir de inquietações experenciadas pelos componentes de nosso grupo em relação ao drama dos impactos humanos e ambientais ocorridos na ruptura da barragem de rejeito de minério da Vale do Rio Doce na cidade de Brumadinho, em Minas Gerais. Como atuar com a dinâmica de luz e escuridão no mundo?
Como atuar na escuridão interna dos sofrimentos anímicos da contemporaneidade, individualismo, depressão, medo, insegurança, solidão, adição, desligamento com o espiritual; e nos efeitos da escuridão externa da sociedade atual, como violência urbana, poder econômico e político, consumismo, materialismo, vivências de guerra, terrorismo, devastação ambiental, perda de direitos humanos e sociais. E assim é o destino, permear de luz a escuridão, criar cores, movimento e vida, desenterrar as hematitas escondidas na lama, e fazer triunfar o bom, o belo e verdadeiro no mundo.
Assim, chegamos ao tema escolhido para o desenvolvimento do VIII Encontro de mineiro de Micael: “Mineira Ação: A Sustentabilidade do Eu na Alma Humana”, onde entendemos que a sustentabilidade do Eu é desenvolvida através de uma abordagem integrativa, que compreende o desenvolvimento da autoestima, o autodesenvolvimento, e a consciência de si mesmo, do outro e do entorno. Tem relação com o crescimento do sujeito como ser individual, como ser ligado à natureza, como ser social, e espiritual. Observa-se que na proporção que se trabalha a sustentabilidade do Eu de cada membro participante de uma iniciativa social, trabalha- se a sustentabilidade da organização que o envolve.
O VIII Encontro Mineiro de Micael foi realizado na Associação Terra da Sobriedade, uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos, que desenvolve programas de prevenção e cuidados em dependência química, prevenção seletiva para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, reinserção social para famílias e dependentes químicos, preparação para o mercado de trabalho, economia solidária e geração de trabalho. Possui equipe multidisciplinar de voluntários e profissionais especialistas que integram sua equipe técnica.
Neste sentido, ressaltamos a importância do trabalho com a Sustentabilidade de Eu, pois os adictos são pessoas que, por autoengano, se desconectaram do que é bom, verdadeiro e belo dentro de si mesmas, em outras palavras do Eu espiritual, de sua essência divina, e sua relação com os outros, e com o cosmo se partiu.
Essa escolha foi fruto de experiência íntima e transformadora de cada participante, durante o desenvolvimento do VII Encontro Mineiro de Micael, onde houve um fortalecimento do grupo organizador, o qual se abriu a realizar o VIII Encontro Mineiro de Micael, em parceria com uma instituição que trabalha com a Sustentabilidade do Eu, que envolve a busca pela dignidade humana contra o aprisionamento da adicção, em seus diversos níveis.
Que Micael faça brilhar sua força, justiça e amor através de todos nós. Fraternos abraços do Coletivo Micael Minas.