Pular para o conteúdo

VIII Encontro/2019

O Tema do VIII Encontro foi ”Mineira Ação: A Sustentabilidade do Eu na Alma Humana”.

No dia 14 de setembro de 2019 foi realizada a abertura do VIII Encontro Mineiro de Micael na Terra da Sobriedade, em Belo Horizonte. Cerca de oitenta pessoas passaram por este local, e participaram de atividades conduzidas pelos convidados Dione Malheiros, Giovanni Guimarães Vargas, Hélcio de Castro Padrão, Reinaldo Nascimento, Ronaldo Guilherme Vitelli Viana e Tereza Seabra de Miranda. durante dois dias intensos.

O impulso para este encontro nasceu a partir de inquietações experenciadas pelos componentes de nosso grupo em relação ao drama dos impactos humanos e ambientais ocorridos na ruptura da barragem de rejeito de minério da Vale do Rio Doce na cidade de Brumadinho, em Minas Gerais. Como atuar com a dinâmica de luz e escuridão no mundo?

Como atuar na escuridão interna dos sofrimentos anímicos da contemporaneidade, individualismo, depressão, medo, insegurança, solidão, adição, desligamento com o espiritual; e nos efeitos da escuridão externa da sociedade atual, como violência urbana, poder econômico e político, consumismo, materialismo, vivências de guerra, terrorismo, devastação ambiental, perda de direitos humanos e sociais. E assim é o destino, permear de luz a escuridão, criar cores, movimento e vida, desenterrar as hematitas escondidas na lama, e fazer triunfar o bom, o belo e verdadeiro no mundo.

Assim, chegamos ao tema escolhido para o desenvolvimento do VIII Encontro de mineiro de Micael: “Mineira Ação: A Sustentabilidade do Eu na Alma Humana”, onde entendemos que a sustentabilidade do Eu é desenvolvida através de uma abordagem integrativa, que compreende o desenvolvimento da autoestima, o autodesenvolvimento, e a consciência de si mesmo, do outro e do entorno. Tem relação com o crescimento do sujeito como ser individual, como ser ligado à natureza, como ser social, e espiritual. Observa-se que na proporção que se trabalha a sustentabilidade do Eu de cada membro participante de uma iniciativa social, trabalha- se a sustentabilidade da organização que o envolve.

O VIII Encontro Mineiro de Micael foi realizado na Associação Terra da Sobriedade, uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos, que desenvolve programas de prevenção e cuidados em dependência química, prevenção seletiva para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, reinserção social para famílias e dependentes químicos, preparação para o mercado de trabalho, economia solidária e geração de trabalho. Possui equipe multidisciplinar de voluntários e profissionais especialistas que integram sua equipe técnica.

Neste sentido, ressaltamos a importância do trabalho com a Sustentabilidade de Eu, pois os adictos são pessoas que, por autoengano, se desconectaram do que é bom, verdadeiro e belo dentro de si mesmas, em outras palavras do Eu espiritual, de sua essência divina, e sua relação com os outros, e com o cosmo se partiu.

Essa escolha foi fruto de experiência íntima e transformadora de cada participante, durante o desenvolvimento do VII Encontro Mineiro de Micael, onde houve um fortalecimento do grupo organizador, o qual se abriu a realizar o VIII Encontro Mineiro de Micael, em parceria com uma instituição que trabalha com a Sustentabilidade do Eu, que envolve a busca pela dignidade humana contra o aprisionamento da adicção, em seus diversos níveis.

Que Micael faça brilhar sua força, justiça e amor através de todos nós. Fraternos abraços do Coletivo Micael Minas.

Dois dias intensos vivenciados durante o VIII Encontro Mineiro de Micael, aqui estávamos no finalzinho do encontro, participantes, palestrantes, organizadores e anfitriões.
Organizadores do VIII encontro Mineiro de Micael:  
Aisha Kaderrah, Carolina Boaretto, Daniel Nasciutti, Deise Oliveira, Fernanda Moraes, Fernanda Gerber, Giovane Prates, Luana de Souza, Maria Paula, Márcia Beatriz Lima, Sandra de Oliveira, Maria Tereza.
Reinaldo Nascimento, Dione Malheiros, Hélcio de Castro Padrão, Tereza Seabra de Miranda e Giovanni Guimarães Vargas.
Reinaldo Nascimento e Ronaldo Guilherme Vitelli Viana